Acessibilidade no Museu






CAIXA CULTURAL - PROGRAMA DE APOIO AO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO


Projeto Museu do Caju do Ceará: Exposição Temporária e Ação Pedagógica

 ACESSIBILIDADE


1- Atividades realizadas na etapa

- Instalação de rampas de acesso em todas as portas com batente no Museu do Caju;
- Produção do vídeo em Libras sobre o projeto com Vanessa Vidal;
- Instalação de piso podotátil em todas as passagens com rampas;
- Adaptação de banheiro com Acessibilidade;
- Confecção de cinco peças táteis;
- Legendagem da exposição com textos em Braille;
- Inscrições em Braille em 100 postais do projeto;
- Contratação da Assessora de Imprensa do projeto (pessoa com deficiência física);

Vale observar que na primeira etapa deste projeto foram realizadas as Oficinas de Acessibilidadecom 30 horas aula.


2- Detalhamento das Ações

- Instalação de rampas de acesso em todas as portas com batente no Museu do Caju e adaptação de banheiro com acessibilidade.
Para a realização destas duas ações forma contratadas empresas e profissionais especializados. As rampas obedeceram às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com inclinação e medidas adequadas. No banheiro se teve os mesmos cuidados. O mesmo foi observado para todas as portas do Museu do Caju.

- Instalação de piso podotátil em todas as passagens com rampas.
Esta ação contou com a assessoria técnica em Acessibilidade de Lara Lima (pessoa com deficiência visual) que esteve por duas vezes no Museu do Caju conhecendo os ambientes e definindo (baseada em sua experiência) os melhores formatos, materiais e locais de instalação do piso. Foram instalados ao todo 25 metros de piso de sinalização de elevação, de cor azul, em seis localidades do Museu do Caju.
Currículo resumido: (85) 99622-5338 lara.ufc@gmail.com
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2014). Funcionária da Universidade Federal do Ceará de janeiro a outubro de 2012. Funcionária do Memorial da Cultura Cearense desde 2013. Ministra diversos cursos e oficinas de acessibilidade cultura, audiodescrição, mediação em museus. Presta assessoria técnica em acessibilidade em ambientes culturais.

- Produção do vídeo em Libras sobre o projeto com Vanessa Vidal
https://www.youtube.com/watch?v=pbiYvbySCmE&feature=share
Envolveram-se nesta ação, além da equipe técnica do Projeto, que ficou responsável pelo roteiro do vídeo; o vídeo maker João Neto (pessoa com deficiência auditiva), a intérprete  Fátima Félix e Vanessa Vidal (surda). O local de gravação do vídeo foi no estúdio do FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos/Instituto Cearense de Educação de Surdos. O vídeo tem duração de 15 minutos e apresenta detalhadamente todos os ambientes do Museu do Caju. O mesmo está publicado no youtube, no blog do projeto e compartilhado nas redes sociais. Seguem nos anexos o roteiro e o vídeo em DVD.
Currículos resumidos:
Vanessa Lima Vidal: (85) 99902 - vanylv@gmail.com
Possui graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), graduação em Contabilidade pela Faculdade Estácio do Ceará (2013) e mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras. É modelo profissional, atriz, trabalha com ensaio fotográfico, desfiles, catálogos, outdoors. Integrou a Comissão Técnica Municipal Para Elaboração de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Ministra palestras, seminários, encontros nacionais, regionais, municipais e estaduais. É instrutora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em escolas, repartições públicas, em eventos, em cursos etc. Lançou sua autobiografia com o título de “A Verdadeira Beleza”. Apoia instituições carentes. Foi Miss Ceará 2008, a segunda colocada no Miss Brasil 2008 e Miss Brasil Beleza Internacional
João Neto: (85) 98109-6960 - jnetinho90@gmail.com
Aluno do 5ª semestre da Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Autor de diversos vídeos em Libras publicados em canal no Youtube. Possui cursos de Formação Java, Linguagem de Programação JAVA, Introdução a Teste de Software (LEAD PCD), Editor de Vídeos: Adobe Premiere, Produção Visual, Ilustração, entre outros. Trabalha na DELL Computadores desde 2013.  Foi Editor de Vídeos e Designer (Voluntário) na FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Auxiliar Administrativo na M. Dias Branco S/A Ind. E com. De Alimentos LTDA. e Designer Gráfico e Editor de Vídeos (Produção de LIBRAS) no Centro Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE.

- Confecção de cinco peças táteis.
Cinco peças táteis foram criadas especialmente para o projeto por Lia Batista artista plástica e parceira do Museu do Caju. As peças têm a temática do caju e foram criadas com diversas técnicas e materiais com texturas e cores diversificadas que podem ser tocados.
Currículo resumido: (85) 98653-8770/32891879 - elianebb2000@gmail.com  
Artista plástica autodidata, professora de arte, expositora e palestrante na área de economia criativa com o lixo e sustentabilidade ambiental. Desenvolve trabalho com pintura em telas, mist as, óleo, acrílica utilizando materiais alternativos e resíduos sólidos para compor diversas peças decorativas. 

- Legendagem da exposição com textos em Braille.
A legendagem em Braille de todos os ambientes do museu contou com a equipe técnica do Projeto na elaboração do roteiro e com Lara Lima na transcrição em Braille. As placas foram instaladas dentro de suportes de palha, obedecendo as características rusticas e biodegradável do projeto e da exposição. Segue o roteiro nos anexos.
Currículo resumido: (85) 99622-5338 lara.ufc@gmail.com
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2014). Funcionária da Universidade Federal do Ceará de janeiro a outubro de 2012. Funcionária do Memorial da Cultura Cearense desde 2013. Ministra diversos cursos e oficinas de acessibilidade cultura, audiodescrição, mediação em museus. Presta assessoria técnica em acessibilidade em ambientes culturais.

- Inscrições em Braille em 100 postais do projeto.
A responsável por este serviço foi Thamyle Vieira (pessoa com deficiência visual) que com sua expertise escreveu nos postais, frases em Braille em alusão ao Projeto. Os postais foram distribuídos ao público interessado. Segue um modelo anexo.
Currículo resumido: (85) 99963-8743 - thamyle.vieira@gmail.com
Formada em Pedagogia pela Universidade 7 de Setembro (Uni7), funcionária da Biblioteca Pública Estadual Governador Meneses Pimentel (BPGMP) onde atua desde 2009, com atendimento ao público e adaptação, impressão e revisão de textos Braille, é membro do Conselho Fiscal da Organização de Cegos do Brasil (ONCB). Tem experiência como formadora em palestras, oficinas e cursos voltados a Inclusão de Pessoas com Deficiência, Leitura e Escrita no Sistema Braille e Tecnologia Assistiva Digital para Pessoas com Deficiência Visual.










Vanessa Vidal e Fátima Félix

Vanessa Vidal, João Neto e Fátima Félix (Making off do vídeo em Libras)




Peças táteis de Lia Batista

Textos em Braille







Textos em Braille


 Thamyle Vieira (Inscrições em Braille nos postais)






EVENTO "INAUGURATIVO"
15 de março de 2018

No dia 15 de março de 2018 o Museu do Caju recepcionou um grupo com cerca de 47 pessoas com deficiência visual (seus acompanhantes e coordenadores) proveniente do Instituto dos Cegos do Ceará. Os alunos adultos das turmas de reabilitação vieram para o Museu em um ônibus contratado pela equipe do Projeto, dentro das atividades de campo da instituição. A turma passou toda a tarde deste dia no Museu. Eles foram divididos em dois grandes grupos e fizeram a visitação em todos os ambientes do Museu do Caju, mediados por três monitores. Após a visita, os mesmos foram para o pátio do Museu onde Gerson Linhares fez uma pequena explanação sobre o Projeto e sobre o Museu. O evento foi finalizado com um lanche composto por alimentos à base de caju. 


Grupo de pessoas com deficiência visual


















Comentários

Postagens mais visitadas